segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Postado pelo SO (FN) Caetano (Major)



Essa etapa vc certamente perdeu. Essas placas foram colocadas no mês de Dezembro por uma equipe comandada pelo Comte Lúcio. Essa mesma equipe, foi quem fabricou e pintou as placas e é com orgulho de um reconteriano que afirmo que fiz parte dessa equipe que envolveu também dois civis da região. Um deles é o Braz e ambos são guias de Turismo do Parque de Itatiáia. Chovia muito na ocasião.
Logo após, veio o tal do frio que doía até os ossos. Adsumus!..

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Prova da presença da Cia Reconter no Parque Nacional de Itatiaia

A Trilha Reconter foi criada a pedido da administração do Parque Nacional de Itatiaia porque eles tinham um trilha marcada no mapa da região, mas que não existia mais. Esta trilha era essencial durante os incêndios constante no Parque, em que os Bombeiros chamados tentavam usar esta trilha (única plotada em mapa), mas se perdiam e criavam um outro problema.
O Comando da Divisão Anfíbia autorizou a abertura desta trilha por uma equipe da Companhia ReconTer, que foi reforçada com Topógrafos do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais (para que seguisse com precisão a trilha demarcada no mapa). À trilha foi atribuída a nomeação Trilha ReconTer em homenagem do Parque Nacional de Itatiaia.
(contribuição do Cmte José Jorge).

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Depoimento do CMG Ref (FN) Lucio Almeida






Na foto da esquerda o então CB-CN (FN) Lepoldo e na direita o então CT (FN) Lucio, no CIGS, quando da realização do Estágio Especial de Sobrevivência na Selva. Aparece também o então diretor do CIGS e as onças. Neste curso, também participaram vários elementos da Cia Reconter, como o Cmte Cangellar, SG-EF (FN) Anhaias e outros.

Depoimento do CMG (FN) Lucio Almeida, ex-Comandante da CiaReconter:
Meus Queridos,
Esta mensagem está de acordo com aquilo que eu sinto. A pressa da vida me fez errar muito , e não dar valor aquilo que merecia! Para aqueles que conviveram comigo na RECONTER testemunharam a minha luta para manter a nossa equipe coesa. Testemunharam as minhas brigas para manter a nossa equipe unida. Testemunharam os esforços que fiz para tentar manter a felicidade do nosso grupo com licenças, festas, churrascos, etc; não obstante as ameaças que pairavam sobre a minha cabeça.
Mas eu não me perdoô pela minha falta de iniciativa, quando não promovi justiça aos nossos companheiros que mereceram um tratamento de heróis, e que eu, pela minha falta de experiência, ou de competência, achei que tudo não passou de um fato normal em nossas vidas. Pela dureza da minha vida, achava que tudo era muito normal.

Agora o meu MEA CULPA :
1.- Enviei uma equipe para uma ilha em frente a praia de Itaoca, sob o comando do Cabo Leopoldo. O Cabra deveria manter vigilância sob uma estação de radar do inimigo. Nesta missão, muito elogiada pelo nosso escalão superior, a equipe teve que se manter acordada o tempo todo, em pé, e pisando sempre num milhão de baratas.

2.- Em um acampamento em Ribeirão das Lages, tivemos um lance em que um Fuzileiro trepou numa torre da Light, sofreu um choque de milhões de volts, e despencou de cima da torre. Quando estava chegando ao solo, o Cabo Leopoldo, o mesmo Cabra, correu em sua direção, deu um golpe de judô na sua cabeça, e conseguiu salvar a vida do nosso companheiro. Infelizmente este fato chegou ao meu conhecimento, mas eu, na minha infinita ignorância, o considerei normal, e não tomei nenhuma providência.

3.- Um helicóptero caiu numa operação Dragão na Bahia. Uma equipe Reconter escutou o barulho da queda da aeronave, e correu para o local. Na área , uma verdadeira tragédia: helicóptero avariado, pilotos feridos, um Tenente do Batalhão de Operações Especiais morto, etc, etc,. Quem estava à testa da equipe Recon? Quem falou no Cabo Leopoldo, o Cabra, acertou. Nesta ocasião eu era o Imediato do Batalhão de Comando da Divisão Anfíbia, e me vi às voltas com uma série de providências ( resgatar o corpo do Tenente, providenciar a autópsia, providenciar uma missa no local, providenciar o translado do corpo para o Rio de Janeiro, etc, etc,. E novamente achei tudo normal!! Aqui aparece a figura do Tenente Maia Neto que teve que assumir todas as tarefas que eu citei acima, tendo que tirar um Juíz da sua casa à noite, para assinar o Atestado de Óbito, forçar a abertura do Hospital para a reconstrução do corpo (o Maia Neto teve que ajudar a costurar os pedaços do corpo do Tenente).

4.- Operação em Itatiaia. Um Soldado do Batalhão Humaitá teve uma crise nervosa, e ficou agarrado numa rocha de difícil acesso. Foi montada uma verdadeira operação para resgatá-lo num ponto em que apenas um militar poderia chegar perto dele. Depois de muita luta, o soldado foi resgatado, e um helicóptero foi acionado, sob o comando do Comandante Sampaio, pairando com apenas um dos patins na rocha. Durante o sobrevôo, o soldado teve duas paradas cardíacas e uma parada respiratória, sendo socorrido pelo Suboficial Monteiro. A aeronave aterrissou na estrada que leva ao Parque Nacional de Itatiaia, o Comandante Sampaio parou uma Kombi que transportava queijos, e o soldado foi resgatado junto com o Suboficial Monteiro para o Hospital Militar de Itatiaia, e foi salvo.

5.- Operação em Itatiaia (a mesma). No abrigo Rebouças estava um Pelotão do Batalhão Humaitá, que acompanhava o exercício da Reconter para a familiarização em Operações de Montanha. O Pelotão foi alojado no Abrigo Rebouças para passar a noite em segurança. Ao relento, para aclimatização em operações em clima frio, estava um Pelotão da Companhia Reconter. A noite já ia avançada, quando um elemento da Reconter estranhou o silêncio dos Fuzileiros do Batalhão Humaitá que estavam no Abrigo. Antes, eles estavam muito contentes, cantando, e falando alto. Quem foi que notou o procedimento estranho? Quem falou que foi o Cabo Leopoldo, o Cabra, novamente acertou! Bem, a equipe Recon correu para o Abrigo, e notou que o Pelotão todo estava desmaiado;... para aliviar o frio, eles queimaram tudo aquilo que encontraram, mas mantiveram as janelas fechadas. Eles abriram todas as janelas, e chegaram a socorrer alguns com a respiração artificial. Infelizmente, ao tomar conhecimento posterior dos fatos, achei que tudo estava normal.

Bem, não sei se isto dá para aliviar a minha barra. Apenas quero dizer algo que nunca disse antes: vocês foram muito importantes na minha vida e na vida da minha família. Eu tenho uma grande convicção de que a maioria de vocês sabe disso. Para aliviar um pouco a minha culpa de não ter tentado realçar os nossos heróis, eu quero afirmar que eu fiz tudo aquilo que estava ao meu alcance para trazer o máximo de conforto para toda a Companhia Reconter. E aproveito a oportunidade para agradecer todo o empenho, toda a dedicação, todo o carinho que me vocês me prestigiaram, e que vocês sempre estarão na minha lembrança, nas minhas orações, e no meu coração.
Relembrando: A HORA É SEMPRE ANTES DA HORA; QUEM ESTÁ NA HORA ESTÁ ATRASADO!
O IMPOSSÍVEL FAZEMOS AGORA. MILAGRE DEMORA UM POUCO MAIS!